R. Antônio Gomes de Freitas
N. 265, Ilha do Leite
Recife – PE
(81) 3035-0580

Cientistas da USP obtêm células-tronco a partir de material de trompas de Falópio descartado em cirurgias ginecológicas

Cientistas brasileiros descobriram que as células mesenquimais extraídas de cordões umbilicais, polpa dental e tecido adiposo podem ser modificadas para se transformar em células musculares, ósseas e cartilagem. Ao contrário das células-tronco embrionárias, as células mesenquimais não geram problemas éticos pois são extraídas de tecidos descartados durante procedimentos cirúrgicos, como a retirada do útero (histerectomia).

Na pesquisa, uma equipe de médicos do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP e de mais duas instituições de São Paulo estudou tecidos extraídos das trompas de Falópio a partir de histerectomias e outros procedimentos ginecológicos realizados em mulheres férteis em idade reprodutiva (entre 35 e 53 anos) e que não tinham se submetido a tratamentos hormonais prévios.

As conclusões mostram que as células mesenquimais das trompas podiam ser isoladas e multiplicadas mediante procedimentos in vitro com a capacidade de se transformar em células musculares, adiposas e ósseas.

Fonte: Journal of Translational Medicine

2011-11-22T10:04:01+00:00

NOVO ENDEREÇO E TELEFONE

R. Antônio Gomes de Freitas, 265
Ilha do Leite, Recife – PE
(81) 3035-0580