R. Antônio Gomes de Freitas
N. 265, Ilha do Leite
Recife – PE
(81) 3035-0580

Uso crônico de metoclopramida pode causar discinesia tardia

O Food and Drug Administration (FDA) alerta sobre o uso crônico de metoclopramida e sua associação com o desenvolvimento de discinesia tardia, uma síndrome caracterizada por movimentos corporais involuntários e repetitivos principalmente na musculatura oro-língua-facial, ocorrendo protusão da língua com movimentos de varredura látero-lateral, acompanhados de movimentos sincrônicos da mandíbula. O tronco, os ombros e os membros também podem apresentar movimentos discinéticos. Estes sintomas são raramente reversíveis e não há tratamento conhecido para esta patologia. Entretanto, em alguns pacientes, os sintomas podem se resolver após a suspensão do tratamento com metoclopramida.

A metoclopramida está presente em vários medicamentos em forma de comprimidos, solução oral, gotas e soluções injetáveis. Os pacientes com maior risco incluem idosos, especialmente mulheres idosas, e pessoas que estão usando a medicação por muito tempo.

Pacientes e médicos devem conhecer estes riscos para tomarem decisões informadas sobre o uso desta medicação. O uso crônico de metoclopramida deve ser evitado em todos os casos, mas existem casos raros em que os benefícios superam os riscos. Estes casos devem ser rigorosamente avaliados.

Este medicamento acelera os movimentos dos músculos do estômago, aumentando a velocidade de esvaziamento gástrico. Está indicado para o tratamento de distúrbios da motilidade gastrointestinal, náuseas e vômitos e no tratamento da gastroparesiarefluxo gastroesofágico é usado em pacientes que não responderam a outros tratamentos. É recomendável que o tempo de uso não exceda três meses. diabética (esvaziamento lento do estômago para o intestino). Na doença do

Fonte: Food and Drug Administration

2018-04-14T05:23:41+00:00

NOVO ENDEREÇO E TELEFONE

R. Antônio Gomes de Freitas, 265
Ilha do Leite, Recife – PE
(81) 3035-0580