R. Antônio Gomes de Freitas
N. 265, Ilha do Leite
Recife – PE
(81) 3035-0580

Pesquisas sobre Alzheimer

Segundo estudo canadense, uma droga muito utilizada em pacientes com epilepsia pode ser benéfica para indivíduos com a doença de Alzheimer. O anticonvulsivante ácido valpróico melhora a memória e reduz as lesões cerebrais em animais com doença semelhante ao Alzheimer.

Liderado por Weihong Song, da Universidade de British Columbia, Canadá, o estudo mostrou que, ao tratar ratos com ácido valpróico logo após o aparecimento da doença, ocorreu diminuição na formação de placas cerebrais, típicas da doença de Alzheimer, e as lesões nos nervos começaram a ser reparadas. A droga ainda melhorou o desempenho dos animais em diversos testes relacionados à memória.

O ácido agiu bloqueando a cascata de reações enzimáticas que culmina na acumulação da beta-amilóide, proteína que eleva os níveis tóxicos da doença. O ácido valpróico foi menos benéfico nos ratos conforme a progressão da doença, indicando que pesquisas futuras deverão focar em pacientes que apresentem os primeiros sinais do Alzheimer. Este anticonvulsivante já havia sido testado em pessoas a doença no passado, mas o efeito sobre a memória não tinha sido avaliado.

Fonte: Journal of Experimental Medicine.

2018-04-14T05:23:42+00:00

NOVO ENDEREÇO E TELEFONE

R. Antônio Gomes de Freitas, 265
Ilha do Leite, Recife – PE
(81) 3035-0580