A Osteoporose no sexo masculino

A osteoporose é uma doença que se caracteriza por diminuição na densidade mineral óssea e alteração na arquitetura dos ossos, tornando-os mais frágeis.Durante muitos anos a osteoporose era reconhecida como entidade própria do sexo feminino. Entretanto, há pouco mais de uma década vem se conhecendo melhor sua prevalência no sexo masculino e observando-se que ela representa um importante problema de saúde.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Osteoporose (SBO) pelo menos 12,5% (1,1 milhão) dos 9 milhões de brasileiros acima dos 55 anos que sofrem com a doença são homens e terão algum tipo de fratura relacionada à doença. Chama a atenção o fato de que a morbi-mortalidade da osteoporose no homem é duas vezes maior do que a encontrada na mulher.

As estatísticas sobre a incidência da osteoporose masculina no Brasil ainda são incipientes, mas estima-se que até 2025 o número de fraturas de fêmur associadas à doença em homens seja igual ao das mulheres.

As principais causas são o uso de medicamentos como os corticosteróides, baixos níveis de testosterona, além de doenças como artrite reumatóide, hipertireoidismo e hiperparatireoidismo. A hereditariedade, o envelhecimento, o tabagismo e o excesso de álcool também são fatores de risco relevantes.

E quais seriam os homens candidatos a investigação? Todos acima de 70 anos ou aqueles com menos de 70 anos que tenham fatores de risco conhecidos para a doença ou fraturas prévias, devendo o paciente procurar seu médico para avaliar esta decisão.

O uso de medicamentos e de um esquema terapêutico ideal deve ser individualizado, observando-se as características de cada paciente. Para esta decisão, os idosos devem procurar centros referenciados para o diagnóstico e tratamento da osteoporose.

A prevenção deve começar cedo, desde a infância, com o consumo adequado de cálcio e vitamina D, e a prática de exercícios físicos. Assim, garante-se boa formação da massa óssea, que será acumulada ao longo dos anos. As principais fontes de cálcio são o leite e seus derivados. Mas também pode ser encontrado em vegetais verdes como couve e brócolis. A vitamina D pode ser obtida com exposição solar regular ou com medicamentos.

Marcelo Cabral – Geriatra e Clínico
marcelo.cabral@clinicaqualivida.com.br