R. Antônio Gomes de Freitas
N. 265, Ilha do Leite
Recife – PE
(81) 3035-0580

Incidência de gripe e resfriado aumenta nos dias frios. Saiba como se prevenir.

Com a chegada do inverno, gripes e resfriados são transmitidos mais facilmente, já que os vírus sobrevivem por mais tempo em temperaturas baixas, e os ambientes fechados facilitam a transmissão de uma pessoa para outra. Dessa forma, é preciso ficar atento à alimentação, um dos principais fatores para o bom funcionamento do sistema imunológi

A alimentação saudável, com ingestão adequada de proteínas, carboidratos, gorduras e micronutrientes, é fundamental para que o organismo possa se defender de infecções, destaca o nutrólogo e presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), Durval Ribas Filho.

— Quando mantemos uma dieta equilibrada com a presença de todas as vitaminas e minerais necessários, contribuímos para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico.

Segundo o especialista, os alimentos com nutrientes essenciais são alho, abacate, salmão, brócolis e frutas vermelhas, morango, framboesa, amora, cereja, acerola e melancia.

Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?

Entretanto, na correria do dia a dia, consumir a quantidade adequada de vitaminas e minerais é bastante difícil. Além disso, para mantermos uma alimentação saudável e as defesas do organismo em dia, precisamos mais do que apenas vitamina C. de acordo com Ribas Filho, para desempenhar adequadamente as funções de defesa, o sistema imunológico deve receber regularmente também as vitaminas A e E, e ainda o zinco, o selênio e o ferro.

Conheça os perigos da falta de vitaminas no corpo

Segundo o especialista, 99% da população tem consumo de vitamina E abaixo do recomendável. Além disso, a ingestão da vitamina C está abaixo do indicado em 80% da população. Ribas Filho também acrescenta que metade dos brasileiros não ingere a quantidade aconselhada de vitamina A.

De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014), do Ministério da Saúde, apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em cinco ou mais dias da semana. Ou seja, pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças por dia, o que equivale ao consumo de cinco ou mais porções, pelo menos cinco vezes por semana.

População com 50 anos ou mais

Pessoas mais velhas fazem parte do grupo mais suscetível a infecções nesta época do ano. Além disso, levantamentos com pessoas desta faixa etária comprovam que os hábitos alimentares também são insatisfatórios. A Pesquisa Sinais da Nutrição Depois dos 50, realizada pelo IBOPE Inteligência e desenvolvida pelo multivitamínico Centrum, mostrou que 61% dos entrevistados consideram que a sua alimentação hoje em dia é igual ou pior ao que era antes e duas em cada três pessoas não consomem seis porções de frutas e verduras por dia, principais alimentos fonte de vitaminas e minerais, essenciais para um bom funcionamento do organismo.

Fonte: R7 Online

2015-10-24T08:40:34+00:00

NOVO ENDEREÇO E TELEFONE

R. Antônio Gomes de Freitas, 265
Ilha do Leite, Recife – PE
(81) 3035-0580