R. Antônio Gomes de Freitas
N. 265, Ilha do Leite
Recife – PE
(81) 3035-0580

Risco de recorrência do câncer de próstata aumenta com triglicerídeos elevados

Evidências de uma associação entre o colesterol total, as lipoproteínas de baixa e de alta densidade (LDL e HDL, respectivamente), os triglicérides e o câncer de próstata são conflitantes. Uma vez que o câncer de próstata e as dislipidemias afetam grandes proporções da sociedade ocidental, a compreensão destas associações tem importância fundamental para a saúde pública.

Foi realizada uma análise de coorte retrospectiva de 843 pacientes submetidos à prostatectomia radical que nunca tinham usado estatinas antes da cirurgia no banco de dados compartilhado Shared Equal Access Regional Cancer Hospital (SEARCH). Análises multivariáveis foram utilizadas para investigar a associação entre o colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos e o risco de recorrência bioquímica do câncer de próstata. Na análise secundária, foram exploradas essas associações em pacientes com dislipidemias, definidas de acordo com as diretrizes do National Cholesterol Education Program.

Os resultados mostraram que níveis séricos elevados de triglicérides foram associados ao maior risco de recorrência do câncer de próstata [taxa de risco para cada aumento de 10 mg/dl 1,03; intervalo de confiança de 95% (IC), 1,01-1,05], mas a associação entre o colesterol total, LDL e HDL e o risco de recorrência foram nulos. No entanto, entre os homens com dislipidemia, cada aumento de 10mg/dl nos níveis do colesterol total ou de HDL foi associado a um risco de recorrência 9% maior (taxa de risco 1,09, IC 95%, 1,01-1,17) e a uma redução do risco de recorrência de 39% (taxa de risco 0,61; IC 95%, 0,41-0,91), respectivamente.

Concluiu-se que elevados níveis séricos de triglicérides foram associados ao aumento do risco de recorrência do câncer de próstata. Colesterol total, LDL ou HDL não foram associados ao risco de recorrência entre todos os homens. No entanto, entre os homens com dislipidemia, níveis elevados de colesterol total e de HDL foram associados ao aumento e à diminuição do risco de recorrência, respectivamente.

Estes resultados, juntamente com a evidência de que o uso de estatinas está associado ao risco de recorrência reduzido, sugerem que os níveis de lipídios devem ser explorados como um fator de risco modificável para a recorrência do câncer de próstata.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention

2015-03-01T17:03:24+00:00

NOVO ENDEREÇO E TELEFONE

R. Antônio Gomes de Freitas, 265
Ilha do Leite, Recife – PE
(81) 3035-0580