R. Antônio Gomes de Freitas
N. 265, Ilha do Leite
Recife – PE
(81) 3035-0580

Má alimentação e sedentarismo são principais fatores para doenças do coração

Médicos lembram que má alimentação, sedentarismo, tabagismo e predisposição genética são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

— Não adianta fumar menos ou somente alguns cigarros por dia, ou mesmo deixar para fumar só entre amigos em um bar. Existem mais de 4.000 substâncias tóxicas encontradas no cigarro e a nicotina é só uma delas. Esses elementos oxidam o colesterol, que passa a se depositar com maior facilidade nas artérias, formando placas – afirma cardiologista Otávio Gebara.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Todo ano, 15 milhões de pessoas morrem em consequência de problemas no coração, número equivalente a 30% do total anual de mortes.

Estilo de vida e idade podem ter levado famosos ao infarto, dizem especialistas

Apesar de hipertensão e a aterosclerose (colesterol alto) estarem entre as doenças crônicas mais comuns decorrentes do aumento da longevidade, infarto agudo no miocárdio, doença vascular periférica, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e morte súbita são as que mais matam. Gebara reforça que as doenças cardiovasculares são mais frequentes em pessoas acima dos 50 anos.

Prevenção

De acordo o cardiologista, a prevenção ainda é a melhor solução. Praticar exercícios físicos com regularidade, ter uma alimentação saudável — dando preferência a carnes brancas, grelhadas ou assadas; evitar fritura, comer mais frutas e vegetais, beber água regularmente, evitar o estresse, checar a pressão arterial com frequência e sempre medir o colesterol são atitudes fundamentais para manter um estilo de vida benéfico.

Fonte: R7 Saúde

2018-04-14T05:23:16+00:00

NOVO ENDEREÇO E TELEFONE

R. Antônio Gomes de Freitas, 265
Ilha do Leite, Recife – PE
(81) 3035-0580