R. Antônio Gomes de Freitas
N. 265, Ilha do Leite
Recife – PE
(81) 3035-0580

Refrigerante não causa osteoporose, afirma especialista

Para médica, não é preciso parar de tomar refrigerante para evitar problema nos ossos

Quem tenta evitar a osteoporose reduzindo ou interrompendo o consumo de refrigerante perde tempo, reforçou a nutróloga Maria do Socorro Giorelli, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

— A quantidade de ácido fosfórico presente no refrigerante é muito pequena e não é suficiente para causar a doença, caracterizada pela diminuição da densidade óssea que pode levar a fraturas.

De acordo com Maria do Socorro, não existem evidências científicas suficientes de que o ácido fosfórico presente no refrigerante de cola provoque a osteoporose.

— Uma pessoa teria que tomar quantidades absurdas de refrigerante para que o organismo sofresse alguma ação do ácido fosfórico presente na bebida.

A nutróloga ainda confirma que remédios com corticoides e genética familiar são influenciadores diretos “na possibilidade de uma pessoa desenvolver osteoporose”.

— O segredo para uma alimentação correta é o equilíbrio: existe o momento para tomar leite e o momento para tomar, sim, um refrigerante, isso é ser saudável: se alimentar de forma equilibrada.

Para a médica, não é preciso parar de tomar refrigerante para evitar a osteoporose, mas para prevenir a doença, o importante é ingerir diariamente alimentos que contenham quantidades adequadas de cálcio, que variam de três a cinco derivados lácteos como leite, queijo e iogurte, além de não fumar e evitar bebidas alcoólicas.

Além disso, ela recomenda tomar sol para estimular a produção de vitamina D e praticar atividade física regularmente, dando preferência aos exercícios com impacto de pequena intensidade, que colaboram para a produção de células ósseas.

Fonte: R7 Saúde

2014-08-03T18:18:04+00:00

NOVO ENDEREÇO E TELEFONE

R. Antônio Gomes de Freitas, 265
Ilha do Leite, Recife – PE
(81) 3035-0580