R. Antônio Gomes de Freitas
N. 265, Ilha do Leite
Recife – PE
(81) 3035-0580

Trocar a proteína animal pela vegetal ajuda a controlar a acne

Inflamação das glândulas sebáceas, a acne geralmente atormenta, por transformações hormonais, muitos adolescentes. Entretanto, parte da população adulta continua a sofrer com o problema. Além de causar irritações na pele, a doença muitas vezes afeta a autoestima.

As causas deste problema também podem ser hereditárias: pais que tiveram acne durante qualquer fase da vida, provavelmente, a passarão para os seus filhos. Seja por problemas hormonais ou genéticos, a doença acomete também mulheres durante o período menstrual.

O estresse também aparece como vilão, simplesmente por ser o responsável por aumentar a produção de cortisol.

No entanto, é sabido que alguns hábitos saudáveis podem melhorar e até erradicar o problema. O fato é que o segredo para vencer a acne pode estar na alimentação, que tem influência – e muito – na aparição ou propagação da doença.

Uma dieta anti-inflamatória, por exemplo, pode ser a tábua de salvação para os portadores de acne. O simples fato de não consumir carne com regularidade, por exemplo, pode ajudar. Basta pensar na quantidade de hormônios presente na carne bovina, suína ou mesmo naquele franguinho grelhado, ovos ou leite. Além disso, vilões como chocolate, salgadinhos, carboidratos e doces, que contêm muita gordura e açúcares, devem ser evitados.

Unidos contra a acne

O primeiro passo para combater a acne é beber água. Beber a quantidade correta de água conforme o seu peso e suas atividades é fundamental. Atualmente, até aplicativos de celulares avisam você de beber água (e até calculam a quantidade diária de acordo com sua necessidade).

Lembre-se também de ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos.

Prefira as proteínas vegetais, contidas, por exemplo, no feijão, lentilha e grão-de-bico. Você pode consultar uma nutricionista e, junto com ela, elaborar a dieta mais indicada para você. O ideal é que você mantenha controle total sobre a sua alimentação, pelo menos durante o tratamento da acne.

Monte no seu computador um cronograma com todas as suas refeições para ter sempre o controle do que comeu ou do que pode comer. Ideal manter essa lista sempre à mão, mas, se não tem uma impressora em casa, você pode recorrer aos famosos aplicativos de celular, que ajudam com quase tudo hoje em dia.

Se você tem uma vida corrida, que tal montar pequenas porções para suas refeições e congelar? Utilize uma impressora de etiquetas para facilitar a identificação dos alimentos. Assim não há motivos para fugir da dieta.

Manter a mente em ordem é outro grande passo: faça um esporte que lhe agrade para conter o estresse e, durante o período menstrual, procure um ginecologista para ajudar na TPM.

Além disso, evite o sol nas áreas inflamadas (mesmo com protetor solar, que nunca deve ser abandonado), fazer a higiene correta da pele, de acordo com o dermatologista e nunca (nunca mesmo!) cutucar as erupções são outras dicas valiosas.

Fonte: http://www.curapelanatureza.com.br

2015-03-01T13:36:02+00:00

NOVO ENDEREÇO E TELEFONE

R. Antônio Gomes de Freitas, 265
Ilha do Leite, Recife – PE
(81) 3035-0580